Informativo

Informativo

S.A.A.E. = SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO

C.N.P.J. = 16.782.211/0001-63 = TELEFAX (37) 3322.12.30
Rua Antônio José Barbosa, 723 Bairro Santa Luzia
CEP: 35.570-000 Formiga Minas Gerais Cx. Postal 125



INFORMAÇÕES GERAIS

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) Formiga/MG, Autarquia Municipal, foi criado pela Lei nº 837 de 27/12/1971, sendo Prefeito Municipal o Sr. Arnaldo Barbosa.

A prestação de serviços do SAAE corresponde ao abastecimento de água potável e a coleta de esgoto sanitário em todos seus aspectos, como: Captação, Tratamento e Distribuição de Água de boa qualidade bem como Coleta e Destinação final dos Esgotos Sanitários.

O SAAE presta serviços 24 horas por dia, sendo o horário comercial de segunda a sexta feira de 08:00h às 17:00h, com plantão de serviços externos aos sábados, domingos e feriados.

O SAAE conta com 120 funcionários distribuídos em diversos serviços prestados à população Formiguense. Dentre eles os serviços de: Posto de Atendimento e Recebimento de Contas no Prédio da Prefeitura no centro da cidade, Atendimento e prestação de serviços no Escritório geral da ETA 1, no Bairro Santa Luzia, onde funciona a Estação de Tratamento de Água do Rio Formiga e outras dependências.



O SAAE conta com as seguintes equipes de trabalho:

- Setor de atendimento e administração;
- Setor de engenharia;
- Setor de compras e almoxarifado;
- Setor de operação e tratamento de água;
- Setor de extensão e manutenção de rede de água;
- Setor de extensão e manutenção de rede de esgoto;
- Setor de manutenção e recomposição de calçamento e asfalto;
- Setor de mecânica e elétrica;
- Setor de abastecimento de água com pipa;
- Setor de limpeza de fossa com caminhão.

O SAAE conta com os seguintes Veículos:

- 06 Caminhonetes F-4000;
- 01 Caminhão Báscula;
- 01 Caminhão Pipa;
- 01 Caminhão Limpa Fossa;
- 03 Caminhonetes Toyota;
- 02 Caminhonetes Saveiro;
- 02 Automóveis Gol;
- 02 Retro-escavadeiras;
- 04 Motocicletas.




O SAAE possui dois Sistemas de Tratamento de Água, para atendimento na zona urbana, sendo:

- Sistema de Captação, Tratamento e Distribuição da ETA 1 (Bairro Santa Luzia) com vazão de 200 litros/segundo, produção diária de 16.000.000 litros ou 16.000 m3.
Com o seguinte organograma:
Captação através de barragem no Rio Formiga, a 2,5km da ETA 1, com adutora por gravidade de Água bruta em manilha de concreto e ferro fundido, com elevatória próxima da Estação de tratamento. Estação esta do Tipo Convencional com 01 Floculador, 02 Decantadores e 04 Filtros (contando também com laboratório para análise da água), com reservatório de 1.000.000 litros ou 1.000 m3 e Distribuição por gravidade e elevação até os reservatórios para ser distribuída à população.

- Sistema de Captação, Tratamento e Distribuição da ETA 2 (Bairro da Lajinha) com vazão de 28 litros/segundo, produção diária de 2.000.000 litros ou 2.000 m3.
Com o seguinte organograma:
Captação através de barragem no Rio Mata Cavalo, próximo a Estação, com adução por canaleta de decantação, com elevatória na Estação de tratamento. Estação do Tipo Compacta, com 02 Decantadores e 02 Filtros (contando com laboratório para análise da água), com reservatório de 17.000 litros ou 17 m3 e distribuição por elevação até os reservatórios para ser distribuída à população.

O SAAE possui também 25 Poços Artesianos distribuídos em vários bairros da cidade com vazão total diária de 4.000.000 litros ou 4.000 m3, que auxilia no abastecimento de Água à população.
Existem alguns Bairros que são abastecidos somente por Poços Artesianos.

Na área urbana são produzidos e distribuídos 22.000.000 litros/dia ou 22.000 m3/dia. Com consumo de 350 litros/pessoa/dia.

99% da população urbana são abastecidas com água potável de boa qualidade.
Existe cerca de 250 km de rede de adução e distribuição de diversos diâmetros e materiais variados. O sistema possui 21.000 ligações com 23.000 economias.

Sistema de Esgotamento Sanitário

95% da população urbana têm rede coletora de esgoto sanitário. Sendo que o Esgoto e lançado in natura nos córregos e rios da cidade.

O SAAE possui duas Estações Elevatórias de Esgoto Sanitário, sendo a do bairro Cidade Nova e a do bairro Padre Remaclo Fóxius.
Existe cerca de 220 km de rede coletora de esgoto com 18.000 ligações e 21.000 economias.


O SAAE já elaborou o Projeto para Tratamento do Esgoto da Cidade (com Licença Prévia e de Execução aprovados pelo COPAM), sendo que o mesmo necessita de recursos para execução. Os recursos estão sendo captados junto a FUNASA e CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (Ministério das Cidades)

Obs.:Já esta em fase de inicio pelo município, através de empresa terceirizada, as obras dos interceptores de Esgoto da margem esquerda do Rio Formiga. (verba financia pela Caixa Econômica Federal).

Projetos em andamento: aguardando recursos que já estão sendo pleiteados junto ao Ministério das cidades, Caixa Econômica Federal e FUNASA.

 Sistema de Adução de Água Bruta da Barragem do Rio Formiga até a ETA 1, (reconstrução de parte da adutora que é de manilha de concreto para tubo de Ferro Fundido ou Similar, 1.500,00m de rede).
 Sistema de Adução de Água Tratada da ETA 1 ao Reservatório do Cristo, em tubo Defofo de 200 mm, com 1.800,00m de extensão.
 Sistema de Adução de Água Tratada do Anel da Sonda no Centro até o Futuro Reservatório do Bairro Alvorada, em tubo Defofo de 200mm, com 2.600,00m de extensão.

 Sistema de Micro medição Geral na zona urbana com instalação de 16.000 Hidrômetros (sendo que já existe instalado e funcionando cerca de 4.000 Hidrômetros)
 Sistema de Tratamento de Esgoto Sanitário de todo o Esgoto lançado in natura nos Córregos e Rios da Cidade, sendo:
o Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Formiga (90% da população da cidade), com interceptores nos Rios Formiga e Mata Cavalo e Córregos Cidade Jardim, Matadouro, Campestre, Engenho de Serra, Romualdo, Água Vermelha e Bela Vista.
o Estação de Tratamento de Esgoto do Ribeirão do Quilombo (10% da população da cidade), com interceptores nos Córregos Trevo, Mãe D’água e Quilombo.

Projetos de viabilidade: Estudo de viabilidade para construção de Hidrelétrica no Rio Formiga, para captação de energia elétrica a ser consumida pelo SAAE, evitando assim gastos com energia elétrica através da CEMIG.

ZONA RURAL

Na Zona Rural, o SAAE presta serviço de Captação e Distribuição de água potável à população em 03 Distritos e 12 Comunidades (mais de 50% da zona rural recebe Água Potável), sendo:

• Distritos: Albertos, Baiões e Ponte Vila.
• Comunidades: Boa Esperança, Cerrado de Baiões, Cunhas, Fazenda Velha, Padre Doutor, Padre Trindade, Paneleiros, Retiro, Rodrigues, Santa Luzia, São Pedro e Timburé. (mais de 50% da população rural recebe Água Potável)

OBS.: Apenas no Distrito de Albertos possui rede Coletora de Esgoto Sanitário (10% da população rural).

Projetos em andamento: aguardando recursos, que já estão sendo pleiteados junto ao Ministério das Cidades e FUNASA:
• Sistema de Captação e Distribuição de Água Potável para as Comunidades de: Batata, Rodrigues II (Restinga), Teodoro e Timóteo.
• Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário dos Distritos de: Albertos, Baiões e Ponte Vila.